O rio São Francisco, que corta Minas Gerais e boa parte da região Nordeste, está com o nível acima da cota de alerta e em processo de subida em algumas cidades mineiras e da Bahia.
Os dados são do mais recente boletim do Sistema de Alerta Hidrológico da bacia, divulgado na manhã desta quinta-feira (29).
No município de Pedras de Maria da Cruz, em Minas, o nível atual do rio passou dos sete metros e meio, quase dois metros acima da cota de inundação. Na cidade mineira de São Francisco e nos municípios baianos de Carinhanha e Bom Jesus da Lapa, as águas já subiram acima das margens, causando alagamentos em algumas áreas.
Cerca de 150 mil pessoas vivem nessas quatro cidades.
Com a cheia do rio São Francisco e dos afluentes que cortam a região, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais considera "moderada" a possibilidade de enxurradas nas cidades, entupimento de córregos e alagamentos em áreas rebaixadas com problemas de drenagem.
Segundo o Serviço Geológico do Brasil, em mais da metade das estações de monitoramento ao longo do rio São Francisco, a previsão é que o nível das águas se mantenha abaixo da cota de alerta, sem probabilidade próxima de inundação.
O período de chuvas na região da bacia do rio São Francisco começou em novembro e deve durar até, pelo menos, o mês de março.
Fonte: Radioagência Nacional